Pipocas?

Pipocas são exatamente o título do filminho abaixo: o tempo de um instante expandido. O "olhar" para a ação das crianças tem que ser rápido como o estouro da pipoca, pois é nesse instante que ela estoura e libera o óleo do seu estouro para o professor, só nos resta estar atento e 'guardar esse óleo" na latinha. É um estouro de alegria na sala de aula. Um olhar que em tudo enxerga possibilidades, vitórias, avanços dos seus grandes e pequenos e das suas grandes e pequenas. Um olhar que capta e registra o exato momento da fala, do gesto, da PRESENÇA da criança na sala, mostrando a professora que elas estão lá para compartilhar, ensinar, aprender e que juntos querem caminhar. Esse caminhar junto é uma pipoca!

quarta-feira, 25 de abril de 2012



La Moneda de Argenta


Essas são pequenas moradoras da Terra do Nunca, a Gata vcs já conhecem. Ao lado ela e as melhores amigas: Grisela, Laura, Giulia e Georgia. O dia que resolvem causar, a Terra balança e muito.
E ontem pela manhã, elas estavam agitadas e a tarde sofreram com a febre de Laura e o desânimo que abateu a pequena. Agora uma pipoca sobre um momento único e de aprendizado vivido com elas.


Nunca gostei de chuva, desde a criança me da uma sensação de falta de ar e mesmo estando na Terra do Nunca a sensação permanece. Então ontem pela manhã quando encontrei os habitantes da Terra, o meu ar parecia faltar. Todos já notaram como fico quando esta frio e chuva e a diferença para o dia de sol e calor. Assim que entramos na sala a Gata me fala:
- Cris, vamos descer a cortina, assim a gente não vê a chuva. Abaixei  a persiana que estava ao nosso lado e começamos as atividades do dia.
Pink e Giala saem dos seus lugares, vão até a carteira da Gata e as três chegam a minha mesa e falam:
- Cris esse seu vestido é muito belo e com a bota fica mais bonito. Vc é muito bonita!
- Oh, obrigada, é que fico olhando as três todos os dias e ficando cada dia com um pouco de beleza de vcs. Todas rimos e elas retornam as atividades.
Passado um tempo elas retornam agora todas juntas e falam:
- Ah, o seu "orecchini" também é belo, você cada dia vem com um, quantos vc tem? Respondi em italiano.
- Questo orecchini? A Gata balança a cabeça e fala:
- Cris non, questo non. Adesso Cosa, em em seguida me mostrou o brinco.
- Hummm, isso é um "brin co" no Brasil. Giala depois me explicou que a expressão "questo" eu uso para falar de alguma coisa que estou vendo e posso apontar, quando não sei o que se fala, uso a expressão "cosa".
E ficamos um tempão da hora do lanche falando sobre roupas, calçados e esmaltes, acho que essa escola no fundo deve ser uma "Sociedade Secreta da Moda Futurística", pq só se fala em moda.
Depois voltamos todos as nossas atividades, Léo nos avisou que a chuva já havia acabado, levantamos a persiana e demos de cara com um céu limpo e azul maravilhoso e nessa hora Léo fala:
- Cris, olha o céu azul, a chuva limpou ele de novo! Lembrei da nossa conversa toda sobre chuva e devolvi a ele o sorriso. As meninas me falam:
- Cris depois do almoço vamos com a gente procurar o arcobaleno é muito lindo e antes que eu perguntasse o que era Blue, me mostrou uma sequência de lápis de cores, lembrando o arco-iris e perguntou em seguida:
- Come si chiama em Brasile? - Arco-iris respondi.
Elas deram risada e Blue fala, é piú bello che in Itália. Respondi que não, que os dois eram bonitos, pq o arco-iris é muito bonito em qualquer lugar do mundo.
Gata me convida novamente para procurar o arcobelo, me conta que no final dele há a moneda de argenta e que se elas acharem la moneda de argenta, elas irão comprar uma passagem para conhecer o céu e o calor do Brasil que a Cris gosta tanto.

2 comentários:

  1. ... ... Eu tinha escrito um palavrão e apaguei! Porque em certas horas só um palavrão expressa a força do que estamos pensando-sentindo-explodindo!! Procurar Arco-íris?! E no fim dele achar um jeito de conhecê-lo em terra amadas pelas Cris! Eu tenho orgulho ainda maior de ser brasileira, sendo brasileira representada por ti na Itália!!Em lágrimas... beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Mafê.Na realidade esse "pensentindo" é a coisa que mais me acontece aqui na Terra do Nunca, os pequenotes são ... não sei. Deixo um trecho de uma música: dificile trovar parole" para defini-los e tudo o que venho vivendo aqui.
    Bj

    ResponderExcluir