Pipocas?

Pipocas são exatamente o título do filminho abaixo: o tempo de um instante expandido. O "olhar" para a ação das crianças tem que ser rápido como o estouro da pipoca, pois é nesse instante que ela estoura e libera o óleo do seu estouro para o professor, só nos resta estar atento e 'guardar esse óleo" na latinha. É um estouro de alegria na sala de aula. Um olhar que em tudo enxerga possibilidades, vitórias, avanços dos seus grandes e pequenos e das suas grandes e pequenas. Um olhar que capta e registra o exato momento da fala, do gesto, da PRESENÇA da criança na sala, mostrando a professora que elas estão lá para compartilhar, ensinar, aprender e que juntos querem caminhar. Esse caminhar junto é uma pipoca!

quarta-feira, 18 de abril de 2012


As Cinco Maravilhas do Mundo Super Moderno!
  
         
          Ontem fui cedo para Rescaldina, as 7:15 pontualmente minha carona chegou. A rádio Monte Carlo FM tocava uma música que me amarro “Gotye-Liric Somebody That I Used to know. Estava bem frio, mas o céu azul, não o Brasileiro, mas azul e limpo de nuvens de chuva.
          Cheguei à escola tinha uma movimentação enorme, então não fiquei sozinha perto de armários com bonecas e salas estranhas. A professora que acompanho faltou, então alunos e eu ficamos com Chyara, Ed Especial, muito simpática e interessada.
          Chyara me disse que às 10:15 iria embora, pois tinha que acompanhar dois alunos com Necessidades Especiais a Festa do Livro de Rescaldina, a turma iria a pé, mas os dois iriam de carro com ela.
          As 10:15 eu desci as escadas com a Gatinha e sua melhor amiga Pink, uma delas me falou alguma coisa em português, com um sotaque forte e gostoso, não consegui conter minha risada e ri muito abraçando as duas que também riram.
          No final da escada dei de cara com a diretora que me falou:
          - Bom dia Cristina, tudo bem? Estava indo perguntar para Maria se você tinha vindo para escola hoje, mas escutei daqui de baixo sua risada, e fiquei a tua espera.
          Liberei as duas e pedi desculpas bem sem graça, porque ri alto mesmo. Ela me respondeu:
          - Não é para se desculpar não. Gostei mesmo de verdade de ouvir sua risada, sabe estava pensando em uma coisa, acho que em lugares quentes e com sol as pessoas são mais felizes. Aqui na Itália esse cinza chumbo quase todos os dias, deixa a gente triste, emburrada e quando rimos a risada sai cinza também. Mas você riu de verdade. Meu irmão foi morar seis meses na África, num lugar quente e com sol e agora nem a esposa nem os filhos querem voltar para cá, disseram que nada na Itália vale o calor e o sol. Que isso é a melhor coisa da vida.
          Falei para ela que concordava com eles, nada daqui valia mesmo o calor e o sol do Brasil. Por fim perguntou se eu acompanharia a professora no carro com os alunos, amei a ideia, ainda mais quando soube que era a classe das Cinco Maravilhas do Mundo Super Moderno.
          Como fomos de carro chegamos antes dele e acompanhei um pouco a professora e os dois na feira, e depois fiz um giro com a turma toda, olhando livros, gostos, escolhas, lendo pedaços de um ouvindo trechos de outro.
          De repente me deparei com os cinco, sentados no canto da Biblio, longe da feira, mas com suas escolhas em mãos: livros que falavam sobre moda, bijuterias, cores e tecidos. Tinha um que era um guarda roupa, vinha com 32 minis conjuntos de roupas em minis cabides e dois bonequinhos, inclusive apetrechos para combinar.
          São diferentes, uma frequenta o reforço na Interpretação de Texto, outro na Leitura, um na Matemática, um é aquele aluno que leva a escola e a outra é uma Mini Gênia. Porém grandes amigos e apaixonados pela moda, abusam das boinas, chapéus, luvas, contraposição de roupas, óculos, estão na moda, mas com diferentes estilos e cada um do seu jeito. Não a ditada por ai.
          Me sentei com eles e enquanto observava a conversa deles pensava que daqui há vinte anos, Hermenegildo Zenga, Donatella, Prada, Armani, Calvin Klein serão apenas um nome remoto na moda, como Soft Machine, quando eu era adolescente era TUDO, hoje apenas lembrança de alguns.
          Daqui vinte anos a moda será dominada por estilistas que foram crianças na Terra do Nunca e viveram o cotidiano de uma escola, que soube acima de tudo preservar o direito de sonhar e a escolha de cada um deles.
          E isso faz uma super diferença!

          

Um comentário:

  1. Cris, o mais gostoso de ler suas pipocas é que parecem roteiro de cinema. Dá pra visualizar as cores, sentir o cheiro, ouvir o barulho.
    Obrigada por compartilhar e nos ajudar a vislumbrar possibilidades.
    Beijo, Helô

    ResponderExcluir