Pipocas?

Pipocas são exatamente o título do filminho abaixo: o tempo de um instante expandido. O "olhar" para a ação das crianças tem que ser rápido como o estouro da pipoca, pois é nesse instante que ela estoura e libera o óleo do seu estouro para o professor, só nos resta estar atento e 'guardar esse óleo" na latinha. É um estouro de alegria na sala de aula. Um olhar que em tudo enxerga possibilidades, vitórias, avanços dos seus grandes e pequenos e das suas grandes e pequenas. Um olhar que capta e registra o exato momento da fala, do gesto, da PRESENÇA da criança na sala, mostrando a professora que elas estão lá para compartilhar, ensinar, aprender e que juntos querem caminhar. Esse caminhar junto é uma pipoca!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Estava em dúvida entre Monza e Navigli, no sorteio saiu Monza.

Monza

Não é o famoso Circuito da Itália não, aliás o circuito é LINDO, Monza é um lugar muito bonito.

Mas esse Monza é outro é de carne e osso e tem 6 anos, é meu professor de italiano, ontem me ensinou a falar e e escrever de 0 a 100. Hoje me explicou as diferentes "folhas" daqui. Vou começar a gravar as aulas.
Hoje chegou e se manteve longe, mas eu sentia seu olhar vigiando meus passos. Estava choroso, as brincadeiras inventadas não deram certo, esqueceu o carrinho em casa e nada funcionava segundo ele.
De repente sentou ao meu lado e falou:
- Cristina ontem eu falei para o meu pai que quando eu crescer quero morar no Brasil! Rápido demais, não entendi nada, então falei.
- Cadê seu óculos? Busca ele lá na mochila, toma água e fala mais devagar não entendo assim, parece um carro de corrida. Funcionou, voltou mais calmo e repetiu de novo, só que dessa vez devagar.
- Porque? Perguntei e a resposta foi de matar.
- Estou enjoado da Itália! Com 6 anos apenas. O Brasil é mais bonito, a língua portuguesa é mais bonita, e acho que posso torcer para o São Paulo igual você e morar lá também, já que não é um Banco. Há uns dias atrás quando disse que torcia para o São Paulo, me disse assustado: - Mas São Paulo é um Banco!
Não falei nada apenas dei risada e ele insistiu:
- Me ensina falar algumas palavras úteis, meu pai falou que vou precisar delas quando chegar lá.
- Quais?
- Não sei... quando eu crescer e quiser beber uma cerveja, como eu peço?
- Então vamos fazer assim. Quando você acordar de manhã fala "Bom dia", depois do meio dia, "Boa tarde" e após as 18:00 "Boa Noite", até na hora de dormir.
- Ahh, não fala "Salve", que legal, gostei, ta vendo!
- Não, não fala! Bom quando você crescer e quiser beber cerveja... nossa seu pai sabe disso?
- Da cerveja? Claro ele que falou para beber cerveja no Brasil! Rindo e deixando a alegria tomar conta dele.
- Você fala "por favor uma "Skol"!
- Escreve aqui! Hoje descobri que tem um caderninho de bolso, sobre o Brasil, quando crescer certamente vai virar um boêmio. Inteligente demais, poético, sensível, mas extremamente autoritário, se não for do jeito dele, o caldo engrossa.
Expliquei para ele que Skol, era uma marca de cerveja, mas que "birra" se chamava cerveja. Falamos mais algumas palavras, obrigada, até logo, tchau.
E novamente uma pergunta que me obrigou a rir e muito:
- Cris, você acha que eu devo casar com uma italiana ou uma brasileira?
Nessa hora bateu o sinal do lanche e ele saiu voando, porque queria pegar as pistas de madeira, que desde ontem persegue e quem pega primeiro dita as regras do brincar. O dia dele tinha que dar certo de alguma maneira.

5 comentários:

  1. Cris, você, como sempre, encanta e alegra o meu coração. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa, seu coração é aberto para outros olhares, por isso se encanta. Tai uma OP que fez falta para mim.

      Você acolhe, apoia, amplia, instiga, aventura-se junto. Não sabe, mas arrisca. Cresce e insiste, não emudece.

      Se tivesse mais OPs assim na rede a história seria outra.

      Grande beijo e saber que vc admira meus escritos me deixa feliz, pq tb te admiro muito, nunca esqueci do 1º dia que te vi numa reunião do Grupo de Formação da EJA. Pensei: Essa OP eu quero para minha escola

      Excluir
  2. tudo tão tão tão lindo por aqui! amei =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van, Van e VaNessa ainda bem que você sorriu para mim naquela aula do Freinet e não desistiu de mim, apesar da acolhida que te dei.

      Descobrir, perseguir e dividir sonhos, mundos, esperanças com você da um sentido único em tudo o que faço, penso e escrevo, sei que nunca estou só nos caminhos que escolhi.

      beijão

      Excluir
  3. Neusa, seu coração é aberto para outros olhares, por isso se encanta. Tai uma OP que fez falta para mim.

    Você acolhe, apoia, amplia, instiga, aventura-se junto. Não sabe, mas arrisca. Cresce e insiste, não emudece.

    Se tivesse mais OPs assim na rede a história seria outra.

    Grande beijo e saber que vc admira meus escritos me deixa feliz, pq tb te admiro muito, nunca esqueci do 1º dia que te vi numa reunião do Grupo de Formação da EJA. Pensei: Essa OP eu quero para minha escola!

    ResponderExcluir