Pipocas?

Pipocas são exatamente o título do filminho abaixo: o tempo de um instante expandido. O "olhar" para a ação das crianças tem que ser rápido como o estouro da pipoca, pois é nesse instante que ela estoura e libera o óleo do seu estouro para o professor, só nos resta estar atento e 'guardar esse óleo" na latinha. É um estouro de alegria na sala de aula. Um olhar que em tudo enxerga possibilidades, vitórias, avanços dos seus grandes e pequenos e das suas grandes e pequenas. Um olhar que capta e registra o exato momento da fala, do gesto, da PRESENÇA da criança na sala, mostrando a professora que elas estão lá para compartilhar, ensinar, aprender e que juntos querem caminhar. Esse caminhar junto é uma pipoca!

domingo, 27 de maio de 2012

Hoje é o dia de Navigli!

Não posso falar de Navigli sem falar de Verde, são grandes amigos e soube hoje que desde os dois anos de idade. Estão longe de serem os melhores alunos da classe, mas a amizade, amor, respeito e sintonia entre eles sempre me chamou atenção e está entre as melhores da classe, se não for a melhor.
Um dia chegaram os dois com um livro de Arte debaixo do braço e me disseram que iriam me desenhar de acordo com as instruções do livro, ele havia trazido o material e ela era a dona do livro. Após o almoço abriram mão das brincadeiras e me desenharam, lindo e guardadinho.
Com o passar do tempo, comecei a observar que Verde, não é a mais linda menina da sala, nem a mais inteligente, mas é unanimidade entre os meninos, ela só brinca com eles, e é claro, desde que Navigli possa sempre participar.
Ontem participei de uma conversa entre os dois e a Professora e me deixou "apaixonada" ainda mais pela dupla.
Navigli chega com umas pedras na mão e pergunta:
- Posso levar essas pedras para a classe, pintar e fazer coleção? Veja são lindas!
Resposta "Não, não pode! Quem quer colecionar pedras, você ou a Verde?" Ele não responde, olha para trás, observa a menina compenetrada na "escavação" das pedras e retoma a pergunta e ouve a mesma resposta. Depois de três tentativas, trás a amiga para a conversa.  Após conversarem um pouco, chegam perto da professora e me olham com jeito de "ajuda a gente".
Ele refez toda a pergunta, ela apenas confirmava com a cabeça, os dois cheios de terra até a cabeça. Lindos, alegria no olho e na presença um do outro, amigos na escavação da terra e cúmplices diante da professora.
- Quem quer colecionar pedras? Após a professora fazer a mesma pergunta pela quarta vez Verde responde: " Eu quero"! A professora balançando a cabeça com o jeito de 'eu já sabia' pergunta a ele:
- O que você quer Navigli, me conta? Ele não responde nada, apenas sorri e mexe a cabeça deixando o azul do olho em contato com o Sol, não tem o que dizer para descrever tamanha beleza da combinação do azul, com a terra e o sorriso dele.
Diante da insistência da professora ele responde:
- Eu não quero nada, só quero deixá-la feliz, ela é a minha melhor amiga! Abraça a menina trazendo-a para seu lado, que o abraça feliz e confirma: Ele é o meu melhor amigo.
Eu quase morri diante de tão linda cena e disse: Navigli quando vc crescer e casar sua esposa vai ter muita sorte. Ele confirma com a cabeça e sai correndo com ela que já havia achado outro brinquedo e puxava seu braço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário